🚨 Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte 🙋 (69) 9 92446987.
O centro de custo é um importante meio para separar os gastos da sua empresa, podendo atrelar os gastos ou recebimentos por departamento, por exemplo.
Para cadastrar um centro de custo, siga o passo-a-passo abaixo:
Como chegar lá?
Para acessar é necessário:
Selecionar o módulo FINANCEIRO;
selecionar a seção CADASTROS FINANCEIROS;
Selecionar a subseção CENTRO DE CUSTO.
Acessando a tela de centro de custo, será possível visualizar todos os centros de custo cadastrados na sua empresa, para criar um novo, aperte no "+".
1- Código
Este código é utilizado somente como referência para o usuário.
Escolha um número para representar este centro de custo.
2- Código estrutural
Este código é utilizado somente como referência para organizar a listagem de centro de custo, ficando assim organizado da forma que o usuário achar melhor.
Exemplo:
Centro de custo 1, cod. estrutural 1.01
Centro de custo 2, cod. estrutural 1.02...
3- Descrição
Aqui ficará o nome escolhido para o centro de custo.
Exemplo:
Departamento financeiro;
Departamento de serviço...
4- Abreviatura
Aqui será a forma como os centros de custo aparecerão nos relatórios.
5- Natureza
Existem 3 tipos de natureza nos centros de custo:
Credora: Centro de custo que credita dinheiro;
Devedora: Centro de custo que debita dinheiro; e
Neutro: Centro de custo onde entra e sai dinheiro.
7- Ativo
Se o centro de custo está ou não sendo utilizado.
Quando configurado um centro de custo, será possível tirar relatórios mais precisos, que estão separados por centro de custo, analisar qual setor está entrando ou saindo mais dinheiro, além de algumas funções como o envio de e-mail resposta por centro de custo, etc.