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A tela de venda de produtos é exclusiva para que usuários façam vendas com saída de produtos de maneira correta.
Data de emissão
É a data do dia do lançamento, ou seja, para efetuar o lançamento a venda, o sistema grava a data do momento em que a venda foi lançada. Se tentar trocar essa data, o sistema não vai aceitar.
Data de Competência
É o dia em que o fato gerador da venda ocorreu.
Suponhamos que você precisa efetuar um lançamento de uma venda no qual é do mês passado, preencha com a data da competência de quando ocorreu a venda. Mas se a venda é de hoje, a data pode ser hoje.
Natureza de Operação
Para a venda, a natureza será sempre VENDA, mas se ocorrer uma devolução, então a natureza precisará ser mudada.
O sistema sempre terá esse campo na tela porque o usuário poderá ter mais de uma natureza de operação. Talvez tenha VENDA VIA INTERNET, VENDA PRESENCIAL, etc.
Cliente
O cliente é uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, para efetuar uma venda o sistema exige que informe o nome do cliente que está no cadastro.
Se o Cliente estiver com débitos atrasados, o sistema irá avisá-lo que há uma pendência desse cliente. Então, atente-se para não vender para um cliente inadimplente.
Se você cadastrar um cliente sem documentos, sem endereço ou sem contatos, o sistema também avisará que essas informações ficaram em branco.
Vendedor
É importante informar um vendedor para a venda, isso facilitará na hora de saber quem fez a venda.
Existe também um relatório de comissão no qual é possível configurar um percentual para poder pagar comissão para os vendedores através das vendas efetuadas no período escolhido.
O vendedor também entrará no ranking de vendedores pra que seja avaliado por sua performance das vendas.