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A opção para gerar crédito para o cliente é utilizada quando o cliente já pagou pelo item que está sendo devolvido.
Nesse caso, ao realizar a devolução, o item devolvido retornará para o estoque e será gerado o crédito no valor do item para que o cliente possa utilizá-lo em uma compra futura.
Para gerar o crédito ao cliente, realize os seguintes procedimentos:
Acesse o módulo 'Faturamento'> Vendas
Em seguida, localize a venda que deseja realizar a devolução e clique sobre a mesma.
Atenção: para gerar o crédito na devolução, a venda precisa estar quitada.
Em seguida, clique no botão 'Devolução de Venda'.
Informe a quantidade do produto que será devolvido.
Clique em 'Concluir'.
Observação: caso a devolução seja total (completa), clique em 'Preencher Todos'.
Após, escolha a opção 'Gerar crédito de R$ para o cliente', e em seguida.
Informe a conta corrente que será lançada a devolução da venda.
Clique para 'Confirmar'.
Em seguida, informe o motivo da devolução.
Clique em 'Continuar'
Após justificada a devolução, o sistema irá redirecionar para a tela de devolução de venda.
Caso seja necessário emitir NFe de devolução: na mesma tela clique em 'Emitir NF-e'.
Para visualizar a venda original que gerou a devolução, clique em 'Visualizar Venda'.
Para visualizar o espelho da devolução de venda, clique para 'Imprimir'.
Clique aqui para visualizar o modelo de espelho da devolução.
Para visualizar o crédito gerado para o cliente, acesse o atalho F10 (Extrato do cliente) no teclado ou acesse o módulo Financeiro> Extrato do Cliente e em seguida, localize o cliente que recebeu o crédito gerado da devolução.
Após localizar o cliente, clique em 'Avançar'.
Em seguida, o sistema irá aparecer o resumo financeiro do cliente e o total de crédito disponível para o cliente.
O crédito pode ser visualizado no resumo e no relatório de informe de créditos, ambos disponíveis na mesma tela.