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Uma negociação é uma forma de chegar a determinados objetivos por meio de acordos. O cadastro de negociações possibilita que esses acordos fiquem registrados.
A negociação é a união das formas de cobrança e plano de cobrança.
Para inserir uma nova negociação no sistema, realize os seguintes procedimentos:
Passo 1.
Clique no símbolo de mosaico e em seguida no módulo "Financeiro".
No menu à esquerda, localize "Cadastros" e em seguida "Negociação".
Passo 2.
Clique em "Novo" (símbolo +) e preencha os campos.
Deve ser inserido um novo registro para cada negociação. Ou seja, se deseja aceitar cartão de crédito em até 10 vezes, é necessário criar uma negociação de 01 vez, 02 vezes, 03 vezes e assim por diante.
Dessa forma, serão criadas 10 negociações, não basta criar uma negociação em 10 vezes somente.
1. Forma de cobrança
A forma de cobrança será o meio de pagamento da negociação, podendo ser cheque, duplicata. No exemplo acima, cartão de crédito.
2. Divisível: Uma negociação divisível indica que essa forma de pagamento poderá ser aceita em várias quantidades.
Exemplo: o cliente deseja pagar em dois cartões de crédito distintos, neste caso a negociação deverá ser divisível. No entanto, se o cliente deseja pagar com boleto, não é divisível, pois não é possível receber com dois boletos.
Divisível= Cartão de crédito, cartão de débito, cheque.
Não divisível= Duplicata, crédito de cliente, boleto bancário, dinheiro, pix.
3. Aceita Troco
Selecione se a negociação aceita troco, ou seja, se a negociação aceitar troco, indica que o sistema deve permitir que seja informado um valor maior que o valor da conta a receber.
Por exemplo: Se o valor a receber de uma venda ou serviço for R$49,00 e for informado que será recebido R$50,00, o sistema permitirá e lançará automaticamente R$1,00 de troco para o cliente. Neste caso, deve aceitar troco quando a forma de cobrança for dinheiro.
Aceita troco= Dinheiro.
Não aceita troco= Cartão de crédito, cartão de débito, cheque, boleto bancário, duplicata, crédito de cliente, pix.
4. Plano de cobrança: O plano de cobrança equivale as parcelas ou período da negociação.
No exemplo acima, 03 vezes. Ou seja, nas vendas e compras constará a opção de negociar no cartão de crédito em 03 vezes.
5. Inativo
Para a negociação manter-se ativa selecione 'não'. Se deseja que a negociação mantenha-se inativa selecione 'sim'.
6. Tipo de parcelamento: O tipo de parcelamento refere-se ao período em que os vencimentos serão determinados.
Conforme intervalo (Padrão): indicará se o vencimento será conforme a quantidade de dias determinado no plano de pagamento.
Exemplo: se o vencimento é para 30 dias, então o próximo vencimento será após passados 30 dias.
Mesmo dia todo mês baseado na data de competência: indicará que o vencimento será determinado conforme a data de competência em que a venda ou o fluxo de mercadoria foi realizado.
Exemplo: Foi realizada a venda dia 05/01, logo o vencimento para o título será todo dia 05 dos meses seguintes.
7. Digite a Ordem de Visualização (opcional).
Preencha esse campo para que as negociações tenham uma sequência pré-determinada. (Caso não preenchido, as negociações serão mostradas em ordem alfabética).
Exemplo: Caso aceite cartão de crédito em até 05 vezes,
8. Abater crédito automaticamente?
Selecione 'SIM' para o sistema abater o crédito automaticamente ao efetuar uma venda. Deve ser marcado 'SIM' quando a negociação for de crédito do cliente.
Abate o crédito= Crédito do cliente.
Não abate o crédito= Cartão de crédito, cartão de débito, cheque, boleto bancário, duplicata, dinheiro.
Exemplo de configurações de negociações: